terça-feira, 3 de abril de 2018

A amamentação cruzada representa um risco grave à saúde das crianças

A novela "O Outro Lado do Paraíso", no capítulo do dia 27 de março de 2018, evidenciou de forma valorosa a prática do aleitamento cruzado.

A Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz) em ação integrada com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM) do Ministério da Saúde alerta o fato ocorrido, que caracteriza um risco grave à saúde das crianças, no que se refere às doenças infectocontagiosas, particularmente o HIV/ Aids. A Organização Mundial de Saúde (OMS), ao longo das três últimas décadas, tem trabalhado de forma enfática na desestimulação dessa prática.



No Brasil, a proibição da amamentação cruzada é lei: 




"f) proibir que as mães amamentem outros recém-nascidos que não os seus (amamentação cruzada); MINISTÉRIO DA SAÚDE - GABINETE DO MINISTRO - PORTARIA N.º 1.016, DE 26 DE AGOSTO DE 1993 - DO 167, de 1/9/93"

A rBLH enviou uma carta para a Rede Globo solicitando a gentileza do mesmo veículo, que é a novela, sejam incluídas mensagens que destaquem os riscos da prática, pois reconhece e valoriza a importância da emissora na formação de opinião e particularmente no tocante ao compromisso com a infância brasileira. Eles também se colocaram a disposição para quaisquer esclarecimentos técnicos que fossem necessários.

Foram firmados no documento todas as Coordenações de Saúde da Criança das Secretarias de Estado da Saúde do País, todos os Centros de Referências Estaduais de Bancos de Leite Humano, pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e pelo Programa libero-americano de Bancos de Leite Humano.



10 comentários:

  1. muito interessante, não sabia que era arriscado... e que descuido da globo einnn

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que era lei, mas acho absurdamente falho. O aleitamento cruzado existe desde que o mundo é mundo, desde que as senhoras davam seus filhos para serem alimentados pelas escravas (amas de leite). Muitas crianças só viveram por conta do aleitamento cuzado. Acho válido o anúncio na novela, mas acho que não cabem as críticas feitas a Globo, pois essa prática não vai mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha família mesmo tem um acontecimento... A minha mãe amamentou a minha prima, há 21 anos.

      Pelo o que entendi, a rBLH enviou por reconhecer a influência que a Globo tem com a sociedade brasileira, principalmente com a infância.
      Até então, eu também desconhecia essa lei! É uma pena o risco, porque muitos foram salvos através da amamentação de outras mães.
      Valeu pela nota, achei interessante, mas não sei quais seriam as melhores alternativas.

      Excluir
  3. Realmente bem arriscado e pouca gente sabe.
    ótimo texto!

    ResponderExcluir
  4. muito interessante, não sabia. Na minha família mesmo existem vários casos de aleitamento cruzado

    ResponderExcluir